Institucional

História


A Bolsa de Negócios e Subcontratação de Santa Catarina foi criada em 13 de junho de 1977, sendo seu estatuto registrado no dia 6 de outubro do mesmo ano, sob o nome de Bolsa de Subcontratação Industrial. A criação desta entidade partiu da iniciativa pioneira dos técnicos da Associação Comercial e Industrial de Joinville (ACIJ), em reunião realizada no dia 11 de setembro de 1976. Nesta ocasião, as condições básicas para a implantação e desenvolvimento da entidade foram oferecidas pelo SEBRAE através de serviços técnicos preliminares. Os principais objetivos da nova entidade foram então definidos:

- fomentar e racionalizar a subcontratação industrial;
- centralizar a oferta e demanda de produtos e serviços;
- realizar feiras, encontros e eventos relacionados à subcontratação industrial.

A BNS/SC é uma entidade civil sem fins lucrativos, dirigida por empresários, de acordo com estatutos e regulamentos próprios, constituindo-se basicamente em um "centro de informações" destinado a aproximar e facilitar ofertas e demandas de produtos e serviços, através da subcontratação industrial.

O primeiro presidente da BNS/SC foi o Sr. Luís Henrique Burmester, reeleito ainda duas outras vezes para a função. No ano de sua fundação, a BNS/SC organizou cursos técnicos e palestras com apoio da Escola Técnica Tupy (Joinville/SC), assinando ainda um convênio com o CEAG/SC e promulgando sua constituição oficial.

A manutenção financeira da Bolsa de Negócios e Subcontratação/SC advém do pagamento de mensalidades de cerca de 180 empresas associadas e eventos realizados. A diretoria não é remunerada, sendo composta por empresários em gestões bienais. Toda a gestão administrativa e financeira é realizada através de reuniões semanais entre diretoria, associados e funcionários.

A 1ª Feira de Subcontratação Industrial foi realizada pela BNS/SC entre os dias 22 e 25 de novembro de 1979, na cidade de Camboriú/SC. Mais tarde, o nome do evento passaria a ser Encontro de Subcontratação e Exposição Industrial, com reedições em 1982.

Em 1980, a BNS/SC realizou o II Encontro de Subcontratação em Manaus (AM) e a II Feira de Subcontratação, em Camboriú/SC. Em 1982 seguem-se os I e II Encontro de Subcontratação, respectivamente nas cidades de Joinville e Blumenau, com reedições em Jaraguá do Sul e Joinville no ano seguinte, em Joaçaba e Criciúma em 1985, em Blumenau e Joinville em 1986, Jaraguá do Sul, Joinville, Joaçaba e Blumenau em1988, em Joinville e Blumenau em 1993, em Jaraguá do Sul e Joaçaba em 1994

1986 foi um ano de intensas atividades, com destaque para o I Encontro Empresarial, sediado na cidade de Araucária, no Paraná. Entre 1990 e 1991, a BNS/SC realizou as XV, XVI, XVII e XVIII Feiras de Subcontratação e Exposição Industrial em Blumenau, Joinville e Jaraguá. Em 1992, organizou sua primeira missão empresarial, destinada à Feira da Mecânica/SP. Neste ano, a BNS/SC reuniu-se à CDL de Joinville e à Ajorpeme para reivindicar recursos destinados à pequenas e médias empresas, além de adquirir sua sede própria, na cidade de Joinville, inaugurada no dia 18 de fevereiro de 1993.

Em 1995 a BNS/SC efetuou grandes modificações em seu calendário de feiras, firmando acordo com a empresa F-Cem para a realização da 1ª Feira Internacional da Subcontratação, em conjunto com a Brasilmaq- Feira Brasileira de Máquinas, realizada entre os dias 22 e 26 de agosto no Pavilhão B da Proeb, em Blumenau/SC. O sucesso deste evento alavancou a realização de sua segunda edição, entre 30 de julho e 3 de agosto de 1996, novamente em Blumenau. Foi também em 1995 que a entidade lançou o primeiro número do Jornal da Bolsa, no dia 23 de junho, enviou um representante à comitiva de empresários que se reuniram com o Ministro Pedro Malan, em Brasília, realizou a 1ª Feira Internacional da Subcontratação, em Blumenau (reeditada nos dois anos seguintes), e participou da FISA (Feira Internacional de Santiago/Chile).

Em 1996 participou das feiras Mecânica/SP e Mercopar /Caxias do Sul-RS.

Em 1997 a Bolsa realizou a 3ª Feira Internacional da Subcontratação e participou da Mercopar/RS, comemorando ainda seus 20 anos de atividades em um jantar no Joinville Tênis Club.

Em 1998 realizou a Sulcontrata 98 - XXVII Feira de Subcontratação Industrial em paralelo a XVII Expomac ? Feira Sul Brasileira de Indústria Metal Mecânica na cidade de Curitiba.